11/20/2014

Nutrição celular Activa - Um dos temas que abordei aquando da entrevista à Rádio Difusão Portuguesa RDP com a Salomé Andrade!

Nutrição Celular Ativa
De que se trata e qual o seu interesse para a Saúde?
Gosto de começar parafraseando 2 individualidades a primeira é Hipócrates com a sua célebre frase “ Que a tua Alimentação seja a tua principal medicina”, e a segunda um dos maiores nomes da literatura Portuguesa Eça de Queiroz “ Diz me o que comes dir te ei quem és”.
A NCS consiste na restauração do equilíbrio do organismo graças á desintoxicação e á ótima nutrição das células, pela ingestão de micronutrientes selecionados pela sua qualidade, naturalidade e eficácia. É portanto uma abordagem global da saúde cujo o objetivo é otimizar o funcionamento celular, o equilíbrio bionutricional é desta forma restaurado com uma melhoria do estado geral.
O que mais Valoriza este conceito?
È o voltar á origem das disfunções, ou seja na célula com o objetivo primeiro de compreender o que a levou a adotar determinado comportamento para que depois se possa então fornecer-lhe os nutrientes adequados em doses ideias a fim de reestabelecer o funcionamento ideal o que resultará num bem estar geral do organismo.
Como se processa?
È enviado por email um questionário onde será abordado várias vertentes, como a alimentar, psicológica, digestiva entre outras. A partir daqui acede se ao chamado perfil bionutricional através de um gráfico que nos mostra 7 terrenos entre os quais um irá se destacar com uma percentagem mais elevada, em excesso. A seleção e tratamento dos dados irá originar um terreno mais evidente podendo ser o carente de Acidos gordos, Hipoglicémico, acido, neurodistonico, baso colítico, intoxicado e oxido desnaturado. Com este estudo o paciente passará a conhecer se melhor avaliando as suas sobrecargas toxicas, reservas energéticas, capacidade de resistência e estado das defesas. Tb compreenderá melhor a origem dos seus problemas como fadiga nervosa, fragilidade óssea, problemas de digestão, terreno alérgico.
Quais os principais conselhos nutricionais a privilegiar?
Nutrir é diferente de alimentar então o que se aconselha são por exemplo Óleos de primeira pressão a frio; alimentos da época saudáveis e naturais preservando os nutrientes; Açúcar Integral; Bebidas vegetais; 1,5 agua por dia, Fruta ou sumos feitos na hora, sumos vegetais com fruta por exemplo.
E a limitar?
Os chamados 5 venenos brancos como o sal, açúcar, farinhas, leite, arroz banco; refeições pré compradas, sumos de fruta comerciais, álcool exceção vinho tinto resveratrol.
Na prática pode me indicar um exemplo de ementa para um almoço segundo este conceito?
Por exemplo um creme de cenoura sem batata, sendo a base da sopa courgette ou flocos de aveia juntando dp as cenouras podendo juntar mais um legume como por exemplo nabo. O conceito implica nutrir e para tal não convêm misturar muitos ingredientes para deste modo garantir devida absorção, sem desgaste enzimático.
Salmão marinado com ervas aromáticas, que têm alto poder anti infamatório,em papelote para concentração do mesmo. Acompanhado com legumes a vapor.


Para requerer o seu estudo bionutricional contacte:
José Maria Amaral
josemariaamaral30@gmail.com
(+351) 961664607
www.animury.blogspot.com

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home